Os anos de 2015 e 2016, foram os melhores anos de minha vida pessoal e profissional.

agradecimentoNão tenho dúvidas, que estes resultados, só foram possíveis porque além de um time capaz, integrado e dedicado, são muitas horas, semanas, e ano após ano, investindo consistentemente na essência do negócio.

Nos últimos anos, tenho reparado, no alto nível de negatividade que assola o nosso país. Isso me assusta. As pessoas, estão se unindo para reclamar, para chorar, para enfim desacreditar. Eu me pergunto, aonde esta energia negativa, com pensamentos de derrota, podem levar o ser humano? Com certeza ao fracasso.

Na outra ponta, como se não bastasse, aqueles, que pensam constantemente de forma negativa, disseminam a negatividade aos seus próximos. Repare, quando alguém está falando mal de alguém, de alguma empresa, do governo, como outras pessoas se juntam para “inflamar”. O que elas ganham com isso? No meio disso tudo, algo que também cresceu, em meio a esta “onda” negativa, é a condição de culpar os outros pelos seus próprios fracassos.

Em um país com sérios problemas de infraestrutura, política paternalista, falta de capacitação, cultura de que tudo é fácil, somados a esta negatividade permanente, poderão juntos, somente uma derrota permanente.

A vida é um luta diária, e todos nós teremos bons e maus momentos.

A partir do dia em que nascemos, assumimos riscos que se tornam crescentes a cada dia. Em um mundo com mais de 7 bilhões de pessoas, aonde 1% destas detém mais de 50% de toda a riqueza, e mais de ¼ da população não tem água para beber, só nos resta lutar e acreditar.

Seja como funcionário, ou empresário, minha sugestão, é, Lute! Tenha fé, e una-se com aqueles que tem a fé e o amor no coração.

Falar mal dos outros, ser negativo, não ter fé, trair, agredir os seus semelhantes, é algo comum, e fácil, talvez por isso seja crescente.

Tudo que é mais difícil, tem se tornado mais raro. Prefira sempre o mais difícil. Diz aquele velho ditado, “ o que vem fácil, vai fácil”

Não se deixe abalar, por traições, mentiras ou desforras.

Acredite, todos nós teremos problemas, e eles são bons, porque com eles podemos melhorar.

Já tive funcionários, que até a minha assinatura falsificaram, já fui roubado, enganado por pessoas muito próximas, tive problemas de saúde, já fui obcecado pelo trabalho.

O tempo me mostrou que tudo isso, era um privilégio, pois pude viver e aprender com isso, ainda muito cedo, antes mesmo dos 30 anos.

Em 2013, tive o pior ano de minha vida em todos os sentidos. Apostei em negócios que não prosperaram, investi e acreditei em pessoas que não retribuíram, tive dois funcionários que roubaram e fraudaram duas de minhas empresas, e para completar fui lesado por pessoas de minha intimidade.

Mas quando olho de forma racional para trás, percebo que a culpa foi minha.

Eu errei ao investir em algo que não deu certo, eu errei em avalizar a entrada de pessoas que roubaram a empresa, eu errei ao apostar em pessoas que pensavam de forma individual em uma empresa aonde o progresso ocorre de forma coletiva, eu errei, ao permitir que as minha emoções falhassem com pessoas que mantinha algum sentimento………………. Mas nada disso, me fez deixar de acreditar.  Continuo a acreditar nas pessoas, nas empresas, no progresso.

Quando olho para trás, me sinto abençoado, porque puder acertar, errar e aprender. A vida é uma jornada, que promove um aprendizado diário, isto é, para aqueles que se permitem, a entender e a aceitar.

Ao longo dos últimos 20 anos de minha jornada profissional, quando faço uma análise, vejo, seis anos de estabilidade, cinco anos de construção e avanço, oito anos de crescimento constante, e um ano de prejuízo. Ganhei em 19 perdi em 1.

Quando somos empresários, quando somos empreendedores, devemos estar prontos para perder e para ganhar. Se você não está pronto para derrotas, esqueça, arrume um emprego, e vá ser funcionário de alguém.  Empreender, é muito mais do que ganhar ou perder. Empreender, é acreditar, é investir dia após dia, seu tempo, seu dinheiro e tudo o que puder.

Gente para torcer contra você, sempre vai existir, e acredite, quando isso aumentar, é porque você está no caminho certo. Afinal ninguém chuta cachorro morto. Imagine você, em um mundo aonde o tempo é escasso, e as crises econômicas, são uma certeza, uma pessoa qualquer, parar o que estiver fazendo, e dedicar o tempo dela, para criticar ou torcer contra você, pode ter certeza, que além de invejá-lo, ela jamais conseguirá ser você, e o máximo que restou para esta, é falar mal de você, no fundo ela queria ser você.

Uma vez no passado, quando ainda trabalhava de forma informal, ao resmungar em uma mesa de reuniões, por conta de uma negócio que não havia dado certo, um sábio empresário que na mesa estava, me disse – “o seu conhecimento é o seu capital”.

Ele estava certo.

Quem está a frente, produzindo, criando, acreditando, conquistando, vai obter resultados, e não terá tempo para “fofocar’ ou “denegrir” outros.

Com o tempo, você vai perceber que os bons profissionais, olham para frente, e pensam para frente, foco 100% no negócio.

As pessoas comuns, são diferentes, são aquelas que buscam subterfúgios para justificar os seus fracassos. São aquelas que tem sempre uma desculpa, para justificar o motivo pelo qual o negócio ou a ação não prosperou. Minha sugestão é, fique longe destas.

Lembre-se do menos é mais. É melhor ter um único profissional de ponta ao seu lado, que cria na crise, e soma, do que uma dúzia que reclamam, que resmungam, que criam dificuldades a todo instante e não aceitam procedimentos.

É fato que em meio a uma grande crise, podemos aprender e muitas vezes teremos de mudar estratégias. Seja flexível, mas tenha as suas regras, não queira reinventar a roda.

O início de 2017 começou. Promete ser um ano mágico. Nunca em minha vida profissional tive tanta atividade no mês de janeiro.

O mundo está mais competitivo, mais duro, apenas os mais fortes e preparados sobreviverão.

Os insumos, estão cada vez mais escassos. Explore ao máximo a sua capacidade.

Para mim, o homem vencedor de agora, não é aquele que levanta para trabalhar pensando apenas em conquistar, mas é aquele que levanta todos os dias, e está pronto para apanhar. Apanhar diariamente, e levantar todos os dias novamente, com a mesma energia que o faria conquistar. Saber apanhar e continuar pronto e de pé, fará toda a diferença entre o sucesso e o fracasso.

O sucesso pode não acontecer. Mas a surra de todos os dias é certa. Portanto, esteja pronto para apanhar e se levantar, pois quando houver uma pequena brecha, você também estará pronto para vencer e permanecer por mais tempo no topo.

Tenha com você pessoas também determinadas, e dispostas a apanhar.

Curtir a vitória é fácil, o difícil, é enfrentar a derrota e continuar de pé, dia após dia.

Meu novo livro, já está disponível pela Amazon – “Empreender & Aprender com a vida e com a internet”.

https://www.amazon.com/s/ref=nb_sb_noss/157-2608296-0804823?url=search-alias%3Ddigital-text&field-keywords=claudio+marcellini